Vantagens do SIG Report para Entidades que adotam o SNC-AP

Vantagens do SIG Report para Entidades que adotam o SNC-AP

O atual regime normativo procura tornar a contabilidade do setor público mais transparente e credível e traz consigo um conjunto de exigências.

O SIG Report SNC-AP é a chave do problema. Esta solução facilita a transição e o cumprimento do novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC-AP).

A ferramenta que passamos a descrever neste artigo foi criada pela Winsig, com o objetivo de ajudar todas as organizações no cumprimento da normalização.

O que é o SNC-AP?

A Nova Gestão Pública pressupõe uma maior eficiência por parte das entidades, sem, no entanto, penalizar a qualidade dos serviços e a credibilidade das contas públicas.

Este novo sistema normativo procura:

• Melhorar a qualidade das informações financeiras dos organismos públicos
• Facilitar a comparação de dados contabilísticos entre setores e organizações governamentais
• Melhorar a capacidade dos diferentes sistemas interagirem e comunicarem entre si

O novo regime de contabilidade aplica-se a todos os serviços e organismos da administração central, local e regional. Como por exemplo, as autarquias e freguesias.

A solução da Winsig, disponível a partir do início de 2018, poderá ser uma mais-valia para todas as entidades que adotaram o SNC-AP, independentemente da sua área de atuação.

Descubra a Solução desenvolvida pela Winsig para o SNC-AP

As entidades públicas estão sujeitas a um rigoroso controlo orçamental, com a obrigação de demonstrações financeiras detalhadas.

O SIG Report SNC-AP foi desenvolvido com vista a respeitar os princípios e regras orçamentais previstos pela lei de Enquadramento Orçamental, onde são abordadas:

• Estabilidade orçamental
• Especificações da despesa e da receita
• A própria execução orçamental

Vejamos de que forma, o SIG Report SNC-AP torna a gestão pública mais eficiente.

3 principais Vantagens do SIG Report SNC-AP

1. Controlo Orçamental e Financeiro integrado e rigoroso

O SIG Report SNC- AP facilita o controlo do desempenho operacional dos serviços.

Ao conseguirem uma maior vigilância dos orçamentos e movimentos financeiros, as empresas públicas trabalham para a sustentabilidade das finanças a longo termo.

Em simultâneo, esta solução oferece uma maior fiabilidade dos dados e possibilita ainda a integração com outros softwares e a interoperabilidade entre entidades.

A título de exemplo, o SIG Report SNC-AP inclui diversos ecrãs que permitem:

• Criação do Plano de Contas
• Criação de Rubricas Orçamentais
• Controlo Orçamental das Rubricas
• Processo do Ciclo de Despesa
• Processamento de Vencimentos

2. Adaptação às regras do SNC-AP

A solução criada pela Winsig responde às necessidades dos organismos obrigados ao controlo orçamental e à apresentação de mapas segundo o SNC-AP.

A ferramenta está preparada para:

• Reconhecer ativos e passivos de acordo com as novas regras de classificação
• Facilitar a transição de dados do anterior Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP)
• Reclassificar itens segundo o novo enquadramento
• Adaptar o Plano de Contas Multidimensional à realidade dos organismos (classificação, registo e relato das transações e acontecimentos de uma forma normalizada, sistemática e consistente)

Entre outras funcionalidades.

3. Flexibilidade e integração com o ERP

O SIG Report SNC-AP foi desenvolvido sobre um software extremamente flexível, estando disponível na gama PHC Enterprise.

A solução da Winsig tem a capacidade de fornecer ao utilizador oportunidades no que se refere à criação de valor acrescentado.

Ao aliar o SIG Report SNC-AP ao ERP mais completo da gama, as organizações ganham maior potência na análise de dados, escalabilidade, fiabilidade total, para além de outras ferramentas de análise.

Implementação de sucesso: conheça a metodologia da Winsig

Os consultores da Winsig têm uma vasta experiência na implementação de soluções de gestão pública. Sabendo que parte do sucesso passa pela correta aferição de requisitos e numa estratégia de implementação personalizada, à medida das necessidades dos seus clientes, a Winsig desenvolveu uma metodologia própria.

Neste processo, estão envolvidos 8 passos:

1. Arranque do projeto
Oficialização do projeto. Reunião de Kick-off com os principais intervenientes.

2. Análise ao projeto
Levantamento macro das necessidades dos clientes. Procuramos um contacto direto com as empresas e entidades públicas para apurar as expectativas, regras de negócio e características de cada organismo.

3. Desenho e definição
Demonstração ao cliente da solução orientada para as necessidades identificadas.

4. Conceção e desenvolvimento
Fase de criação e desenvolvimento da solução a implementar.

5. Implementação
Implementação da solução de acordo com a Metodologia de Implementação da Winsig.

6. Instalação da solução
Equipas conhecedoras da solução e das características das entidades instalam a ferramenta. Os profissionais estão preparados para todo o tipo de desafios.

7. Fecho do projeto
Testes conjuntos, formação complementar e apoio ao go-live.

8. Produção e Suporte
Entrada em vigor do contrato de manutenção. Nesta última fase, garantimos suporte e desenvolvimento contínuos.

Confie numa Empresa em Soluções Integradas com o PHC

A Winsig, enquanto empresa de suporte PHC, disponibiliza a todos os seus clientes plataformas e meios de comunicação exclusivos. Em tempo recorde, empresas e entidades encontram um profissional disponível para resolver qualquer questão.

Como é possível concluir, o cumprimento do mais recente regime de contabilidade coloca novas responsabilidades na administração do erário público.

O SIG Report SNC-AP é uma ferramenta que simplifica a conformidade com as novas regras, tornando a gestão mais proativa e eficiente.

Ficou com interesse em conhecer melhor o SIG Report SNC-AP? Beneficie de uma equipa experiente em softwares de gestão e de uma implementação rigorosa, com resultados.