blog1

SIG Oficinas: O Software de Gestão Ideal para Oficinas Mecânicas

O trabalho numa oficina estende-se para além da reparação de viaturas. Em muitos casos, os proprietários têm em mãos a administração de todo o estabelecimento. Já considerou implementar um software para oficinas mecânicas que ajude a gerir todas as tarefas?

Descubra neste artigo as vantagens de um software na gestão da sua oficina e conheça a ferramenta da Winsig desenhada especialmente para o setor.

Qual a importância de um Software para Oficinas Mecânicas?

As oficinas de hoje são espaços modernos, com serviços de qualidade e atenção no atendimento aos clientes.

Para além do conhecimento técnico, os proprietários e gestores destes estabelecimentos têm à sua responsabilidade:

• Controlo de stock
• Realização de orçamentos a clientes
• Gestão de viaturas
• Planeamento de manutenção das viaturas
• Ordens de serviço em viaturas
• Agendamento de reparações

Com tantas responsabilidades, sente que perde demasiado tempo na gestão do negócio?

Ao tornar os serviços mais eficientes, proporciona aos clientes um atendimento de excelência, sem falhas e com maior retorno de investimento. Tanto a nível técnico, como operacional.

O seu cliente deve conseguir agendar uma reparação de forma fácil.

O ideal é que não existam atrasos nos serviços, por exemplo, por cálculo incorreto do número de peças em stock. Da mesma forma, a direção da oficina deve ter na sua posse todas as informações que permitam identificar zonas no negócio a melhorar.

Assim sendo, um software para oficinas tem a grande vantagem de centralizar todas as informações do estabelecimento, relacionadas com:

• Despesas, receitas e monitorização dos custos
• Relação com fornecedores e clientes
• Produtividade dos funcionários e equipas

Resultados práticos ao implementar um Software para Oficinas

Tudo o que envolve o negócio passa a estar concentrado numa única ferramenta. As informações estão seguras e não corre o risco de perder dados vitais à empresa.

A redução dos custos e aumento da produtividade da oficina são dos primeiros resultados imediatamente verificados após a implementação do software.

Passa a ser possível analisar através de relatórios a eficiência dos trabalhos e o desempenho das equipas.

Entre os resultados mais significativos, a sua empresa ganha:

• Integração e monitorização dos dados financeiros
• Controlo de clientes
• Orçamentação mais rápida
• Satisfação dos clientes
• Controlo real de stock
• Histórico de serviço a clientes

SIG Oficinas: Descubra o Software para Oficinas Mecânicas da Winsig

O SIG Oficinas foi desenvolvido com base na plataforma PHC e oferece total controlo touch, o que é imprescindível devido à natureza do trabalho.

Apesar de ser uma aplicação completa, ao permitir toda a gestão de todas as atividades de gestão da oficina, é um sistema intuitivo e fácil de utilizar. Mais ainda, exige baixos recursos em termos de infraestrutura e hardware.

Vantagens do SIG Oficinas

Existem soluções informáticas generalistas que se podem adaptar ao trabalho nas oficinas.

Já o SIG Oficinas foi construído de raiz e com base no feedback e necessidades reais desta área de negócio tão específico.

Esta aplicação oferece-lhe:

Controlo integral das intervenções em Viaturas, com registo direto e online das horas de intervenções de uma forma simples e integrada. Permite também a suspensão de uma determinada intervenção quando necessário
Controlo das horas precisas dos tempos gastos por cada técnico
• Requisição de material e reserva de stocks diretamente na Folha de Obra associado ao PAT

Vejamos na prática como algumas funcionalidades facilitam o trabalho quotidiano.

3 principais funcionalidades do SIG Oficinas

1. Registo de tempo dinâmico

Passa a ter um maior controlo das horas usadas para cada intervenção. A aplicação permite criar registos de tempo em simultâneo, sem ter que parar o tempo onde está a trabalhar para iniciar outro.

Na prática, basta iniciar tempos em intervenção, o sistema parará o tempo da intervenção anterior e iniciará um novo tempo (imagem 1).

1

Imagem 1 – Ecrã de registo de tempo dinâmico no SIG Oficinas

2. Registo de Tempos e Materiais são Imputados Diretamente no PAT

Acabaram-se os registos em papel realizados à mão. Por exemplo, documentos e registos de intervenções nas viaturas ficam disponíveis no sistema e não correm o risco de se perderem.

Com esta funcionalidade, aumenta ainda a produtividade das suas equipas porque deixa de duplicar tarefas de introdução de dados, à posteriori, no sistema.

Existindo um PAT do tipo atividade interna (limpeza de bancada, manutenção de ferramenta por exemplo), permite também atribuir tempos internos à empresa.

3. Pesquisa, Seleção e Reserva de Material

A pesquisa de material, ou a reserva de stock é um processo simples. Pode ser realizada por grupo e subgrupos, ou descrição. Tudo executado em modo touch.

A aplicação permite que haja total controlo do stock apresentado no sistema e valida se existem as quantidades requisitadas. No final, poderá imputar os artigos selecionados no consumo do PAT (imagem 2).

2

Imagem 2 – Ecrã de pesquisa, Seleção e Reserva de Materiais no SIG Oficinas

Com um software para oficinas mecânicas, investe mais tempo no seu core business e menos na administração de toda a oficina. Como resultado, potencia os lucros e identifica as áreas menos eficientes no seu negócio que podem ser otimizadas.

Quer ganhar tempo extra e melhorar a forma de trabalhar na sua oficina? Fale connosco, sem compromisso e Contacte-nos e veja como o SIG Oficinas se adapta ao seu estabelecimento.