software de gestão integrado

Sabe o que é um software de gestão integrado e para que serve?

À medida que os negócios crescem, a sua complexidade aumenta. As folhas de Excel que anteriormente eram suficientes, já não conseguem acompanhar o ritmo de produção. Na falta de um software de gestão, as empresas e os gestores perdem a capacidade de ter uma visão global do seu negócio e ocupam demasiado tempo com tarefas diárias rotineiras.

O Software de gestão e a sua importância para as empresas

Pode parecer um conceito abstrato. Na verdade, é um termo utilizado para designar uma solução informática, ou um programa de computador que vem substituir os ficheiros Excel e outras aplicações que as empresas utilizam para tentar gerir os diversos departamentos do seu negócio.

A diversidade de programas básicos e a falta de comunicação entre eles é um verdadeiro problema no seio das organizações. E é neste ponto que os softwares de gestão revolucionam a forma de trabalhar das empresas, porque são ferramentas unificadoras!

Para que serve o ERP? 

Um ERP foi desenhado para simplificar e otimizar todas as tarefas e processos empresariais. Estas são duas funcionalidades chave na essência das soluções de gestão.

Sabe as atividades rotineiras do dia a dia? Aquelas que consomem tempo e recursos, mas que ainda assim são obrigatórias?

Falamos dos processos organizacionais das empresas: contabilidade, gestão de stock, controlo de receitas e despesas, relação com clientes, etc. Pois bem, o software de gestão automatiza estes processos e centraliza a informação.

Como resultado, os gestores e colaboradores deixam de estar dedicados a tarefas monótonas (mas essenciais à empresa) e experienciam uma sensação de organização e profissionalismo.

E tudo isto integrado e centralizado num único local!

Cada empresa é um caso particular. Diferentes tipos de softwares de gestão

O CRM (Customer Relationship Management)

Se o sucesso do seu negócio depende diretamente do grau de conhecimento sobre os seus clientes, o CRM é a ferramenta ideal. Esta solução consiste numa base de dados que organiza todas as informações dos clientes, o seu progresso no funil de vendas, entre outras estatísticas importantes.

Com este software passa a saber 3 informações essenciais:
• Quem são os seus clientes ou potenciais clientes;
• O que procuram;
• Melhor estratégia para chegar até aos mesmos e efetivar vendas.

A relação com o cliente sai fortalecida. Para além de que, as campanhas de marketing, por exemplo, serão realizadas de forma mais certeira e com maior retorno de investimento.

Recursos Humanos

A gestão dos ativos da empresa é fundamental para garantir a satisfação dos colaboradores e a contratação dos melhores profissionais.

O departamento de RH é dos mais exigentes, porque lida também com a gestão de despesas com pessoal, processamento de vencimentos, férias, faltas, entre tantos outros processos. Um software de gestão de RH torna estes procedimentos mais simples, rápidos e eficazes.

Imagine que, na sua organização existe um departamento para emitir os salários dos colaboradores e tem um programa específico para o efeito. Depois do pagamento realizado, o departamento financeiro tem necessidade de inserir esses valores na contabilidade.

Portanto, neste caso, não existe uma solução integrada. Resultado: trabalho e tempo necessários, mas a dobrar. Já para não referir a possibilidade de erro associada ao trabalho manual e a dois programas que não comunicam entre si.

Com um software de gestão ERP (Entreprise Resource Planning) e uma solução de gestão de RH (Recursos Humanos), a realização do pagamento, a associação do mesmo à ficha do colaborador e respetivos relatórios é automática!

Cada empresa é um caso particular. Por isso, a Winsig disponibiliza também soluções setoriais e transversais que permitem ir ao encontro de necessidades específicas das organizações. Falamos do setor automóvel, sociedades de advogados, clínicas médicas, entre outras indústrias e empresas.

Se ainda utiliza folhas de Excel e programas básicos que não comunicam entre si, é altura de apostar num software de gestão integrado.