tyetg

Conheça todas as Vantagens da Solução SIG Construção

Entre gerir a mão-de-obra, subempreitadas e a própria execução dos trabalhos, existem múltiplas variáveis a controlar numa obra.

Reconhece a necessidade e os benefícios de ter um software de gestão para a construção e está no mercado à procura da melhor solução?

Descubra neste artigo as principais funcionalidades e os benefícios que a aplicação SIG Construção pode trazer à sua empresa.

Software de Gestão para a Construção: Cumpra prazos e evite derrapagens orçamentais

O sucesso de uma empreitada depende da eficácia da própria gestão de projeto.

O setor da construção civil é exigente porque envolve múltiplos atores, processos e tarefas que são específicas de cada obra. Por exemplo, a fase de planeamento com a antecipação da necessidade de mão-de-obra, materiais e equipamentos, até à aferição de custos e prazos.

As fases do projeto devem ser monitorizadas e alvo de uma supervisão constante. Desta forma, a empreitada cumpre o orçamento, não se estende no tempo e a empresa beneficia de uma reputação favorável.

É neste ponto que a tecnologia é uma forte aliada para que a sua empresa cumpra os objetivos de qualidade a que se propôs.

O SIG Construção foi desenhado para se adaptar às necessidades do mercado das obras e da construção. Cada ecrã, tabela e todo o workflow (imagem 1) respeita os processos envolvidos num projeto de construção civil.

 1

 

Workflow dos processos no SIG Construção (imagem 1)

SIG Construção: Uma solução de gestão desenhada para todos os cenários

Pensa adjudicar uma parte da obra ou uma tarefa a um subempreiteiro? Entre os trabalhadores, planeia incluir profissionais internos e temporários? Estas situações poderiam representar um desafio de gestão.

Com o SIG Construção terá numa única aplicação todas as ferramentas que precisa.

Vejamos como se adapta aos diferentes cenários.

Gestão de subempreiteiros

A solução SIG Construção inclui a introdução de folhas de ponto e de presença. Desta forma, garante maior controlo e supervisão, otimização dos custos e o retorno de investimento nas subempreitadas.

Gestão de pessoal em obra

A aplicação permite-lhe:

• Controlo de ponto e presenças
• Imputação equilibrada de custos nas obras, de forma automática após processamento de salários no Módulo Pessoal PHC

Geração de mapas de custos globais por obra

O sistema oferece relatórios e análises personalizadas.

O SIG Construção permite obter uma análise global pelo tempo de vida de um projeto e detalhada por rubricas de custos reais.

Gestão de custos de aluguer internos e externos (equipamentos)

Contratos de empreitada e subcontratação fazem parte de qualquer projeto de construção civil. O mesmo sucede com o aluguer de equipamentos, uma solução mais rentável para as empresas e com menos custos.

Todavia, é essencial um controlo rigoroso dos contratos, caducidade e condições.

O SIG Construção permite:

• Introdução de contratos de aluguer de forma a gerir as condições de contrato
• Imputação de custos às obras de material alugado ou interno (imobilizado)
• Controlo de fluxo de saídas e entradas do material nas obras (incluindo transferências entre obras)
• Apuramento mensal dos custos dos alugueres, por obra

Gestão de custos financeiros

A nível financeiro, a aplicação SIG Construção permite obter uma distribuição balanceada de custos administrativos impostos pelas obras.

Descubra ao detalhe as Vantagens do SIG Construção

O SIG Construção permite gerir cada obra como uma empresa independente. Significa isto que, por exemplo, terá acesso a mapas de custo por fornecedor e divisão dos encargos administrativos pelos diferentes projetos.

Ao acompanhar a evolução dos custos e receitas de cada projeto, em qualquer altura poderá realizar ajustamentos, a todos os níveis. De uma forma rápida, o gestor passa a poder antecipar eventuais problemas ou melhorar a produtividade na execução da obra, caso se justifique.

Principais funcionalidades

Uma empreitada é um trabalho que envolve diversos profissionais, subcontratações e fornecedores.

A solução SIG Construção permite oferecer às direções de obra os números reais de desempenho e um controlo absoluto sobre todas as variáveis, permitindo:

• Obter resultados online e mensais de cada projeto de forma a facilitar a tomada de decisão
• Gerir em tempo útil toda a informação dos subempreiteiros e funcionários associados
• Permitir o lançamento via web de tempos e despesas por funcionário
• Controlar a caducidade da documentação
• Gerir reclamações: ajuda o controlo de qualidade a determinar as causas e respetivas correções e a encaminhar as mesmas para os departamentos envolvidos

Implementar um software de gestão para a construção elimina problemas de organização e comunicação, para além de oferecer aos gestores análises de risco e ferramentas de planeamento.

Estas são variáveis que afetam de forma direta o sucesso de uma obra e têm impacto na rentabilidade das empresas de construção civil.

Da mesma forma que a construção de uma infraestrutura segue uma lógica, o mesmo deve acontecer com a gestão de toda a obra. Uma solução de gestão funciona como um alicerce que sustenta o sucesso da empreitada.

Ficou com interesse? Fale com a Winsig e melhore a gestão dos seus projetos com o SIG Construção.