vantagens_programa_gestao_recursos_humanos_para_pmes

Vantagens do programa de gestão de recursos humanos para PMEs

É provável que já recorra a algum tipo de programa de gestão para desempenhar algumas tarefas, de forma mais rápida e eficiente.

Com a evolução das novas tecnologias, a maioria das empresas, incluindo as de pequena e média dimensão, acabam por aderir aos meios informáticos para otimizar a gestão. Porém, nem todas sabem que estas ferramentas, para serem efetivamente utilitárias, devem ser adaptadas ao negócio em questão. E grande parte desconhece que um programa de gestão para PMEs, como o PHC, pode ser uma mais-valia para uma área que é o coração da empresa: os recursos humanos.

 

Quais são os benefícios do programa de gestão e recursos humanos?

Na área dos recursos humanos, as mais-valias são muitas. Este departamento, por vezes deixado para segundo plano, é de vital importância, já que a produtividade dos colaboradores influencia diretamente os resultados do negócio. Por isso, sim, investir num programa de gestão para esta área vale a pena, mesmo que se trate de uma PME. Veja:

  • Poupa dinheiro: pode parecer contraproducente, mas ao reduzir o volume de tarefas burocráticas, o departamento de recursos humanos fica mais focado na gestão dos atuais e futuros colaboradores. Por outro lado, facilita o processo de recrutamento, através de mecanismos de seleção automática dos perfis indicados. Assim, será mais fácil escolher o candidato indicado para a posição pretendida, logo no primeiro processo de seleção, o que traz poupança para a empresa.
  • Ganha tempo: se implementar um sistema de gestão, os recursos humanos poderão maximizar o seu tempo. E se os processos de inserção de dados e outras tarefas manuais forem executadas informaticamente, o departamento estará mais disponível para lidar com outras questões, como os assuntos legais ou os assuntos relacionados com as políticas da empresa.
  • Informação é mais precisa: o departamento de recursos humanos movimenta grandes quantidades de informação, o que transforma o processamento de todos os dados num processo moroso. A inserção manual desta informação valiosa pode acarretar riscos, como o processamento errado ou a perda de dados. O programa de gestão vai sintetizar e analisar os dados de forma rápida e precisa.
  • Relação qualidade-preço: claro que terá que fazer um investimento na implementação de um programa de gestão de recursos humanos. Porém, esse custo não representa perda de dinheiro, mas sim um retorno em termos de ganhos de produtividade, de gestão da informação, de horas perdidas na inserção dos dados e de falhas humanas. Além disso, as empresas de software dispõem de programas que têm vários tipos de módulos, o que permite ao cliente selecionar um pacote mais básico (e por isso mais barato) ou mais complexo e integrável com outras ferramentas que estejam já em vigor na empresa.

Por tudo isto, o programa de gestão de recursos humanos é bastante utilitário. Na prática, esta ferramenta pode ser combinada com diferentes plataformas e assim criar uma rede de partilha de dados, acessível a vários colaboradores ou departamentos, mesmo que não estejam todos no mesmo espaço físico. As mais-valias em termos de armazenamento da informação são visíveis.

Na Winsig, principal parceiro da PHC, sabemos que cada empresa tem necessidades específicas e precisa de ferramentas exclusivas. Os nossos programas de gestão são adaptados às especificidades das PMEs e podem ser combinados com as funções de outras plataformas.

 

Consulte-nos para conhecer os planos do programa de gestão que estão disponíveis para o seu negócio

Dora Loureiro – Winsig

FacebookTwitterGoogle+