o_que_espera_para_mudar_para_programas_faturacao_certificados

O que espera para mudar para programas de faturação certificados?

Menos papel, menos despesas de envio, maior rapidez na resposta, ação mais amiga do ambiente e mais simples para cliente e empresário. Assim é o sistema das faturas eletrónicas, uma das realidades trazidas pela era digital. A desmaterialização dos processos, nomeadamente ao nível da emissão de faturas, veio para ficar. Por isso, enquanto empresário, é imprescindível que corresponda às expectativas dos seus clientes, que procuram cada vez mais este método para organizar os seus próprios arquivos.

O funcionamento dos programas de faturação certificados é simples e apresenta diversas vantagens, tanto para o consumidor, como para a sua empresa. É um modelo em que todos saem a ganhar.

 

Opte sempre por programas de faturação certificados

A fatura eletrónica é em tudo igual à fatura tradicional, ou seja, em papel. Contudo, a sua validade depende do cumprimento das obrigações e requisitos exigidos por lei. O seu valor legal e fiscal é garantido pela autenticidade da origem do documento e veracidade do conteúdo. Daí, que seja imprescindível dispor de um programa de faturação certificado, que assegure todos os parâmetros legais, nomeadamente o certificado e assinatura digital.

Distinguir os diferentes programas existentes no mercado não é fácil, pelo que o recurso a consultores em softwares de gestão é uma mais-valia para fazer a escolha correta. Desta forma, estará a tirar total partido da faturação eletrónica, oferecendo vantagens para todos.

 

Para a sua empresa, os principais benefícios consistem em:

  • Desmaterialização dos processos, diminuindo o tempo de resposta;
  • Deixa de despender verbas para o envio e impressão de faturas em papel;
  • Agilização e flexibilização do processo de envio de faturas;
  • Melhoria da imagem da empresa junto do consumidor, ao mostrar-se atualizada face às recentes inovações tecnológicas.

Para o cliente, as vantagens passam por:

  • Maior comodidade, já que passam a receber a documentação por e-mail;
  • Agilização do arquivo pessoal, que fica à distância de um clique;
  • Notificação por e-mail da receção da fatura eletrónica;
  • Igual valor legal e fiscal;
  • Possibilidade de acesso imediato à fatura electrónica, caso recorra ao cloud computing.

 

Quais são os requisitos para aderir a este procedimento?

A fatura eletrónica é enviada por correio eletrónico e a sua veracidade é atestada pelo uso de programas de faturação certificados. Para dar início a esta desmaterialização, o software de gestão da PHC, por exemplo, dispõe do módulo PHC Fatura Eletrónica, concebido para a agilização destes processos, ao substituir as faturas em papel, e redução das despesas das empresas. Com este procedimento, assiste-se a uma otimização do tempo, redução de erros e simplificação do processo de controlo da faturação.

Os programas de faturação certificados são indicados para todas as empresas que pretendem reduzir os custos com a documentação em papel. As gamas mais recentes da PHC (Corporate, Advanced e Enterprise) já incluem o módulo de faturação electrónica. Se não for o caso da sua empresa, basta que disponha do software PHC (no mínimo versão 2006) e proceda à aquisição do PHC Fatura Eletrónica. Para cumprir os requisitos legais é necessário adquirir o certificado digital anual para poder assinar digitalmente as faturas. Para o envio, basta ter ligação à internet.

 

Na Winsig poderá ser aconselhado sobre os programas de faturação certificados mais indicados para a sua atividade e solicitar um acompanhamento personalizado na adesão a este modelo.

Esclareça as suas dúvidas com a Winsig!

FacebookTwitterGoogle+