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Invista em software de venda para clientes fidelizados

Todos os empresários que vendem produtos ou serviços têm um objetivo comum: transformar o processo de compra numa experiência única e satisfatória ao ponto do cliente querer repetir. A fidelização dos consumidores não se esgota no momento da aquisição. É um caminho que se prolonga no pós-venda, que é a fase em que o cliente mais precisa de atenção e de ter a certeza de que não foi esquecido.

O recurso a um software de venda que contemple ferramentas direcionadas para o departamento do pós-venda é determinante para o sucesso da sua empresa. As empresas especializadas em software de venda têm desenvolvido as suas versões adaptando-as aos canais tradicionais de pós-venda, bem como aos novos meios de comunicação: as redes sociais.

Facebook, Linkedin, Whats App, Instagram, Youtube e outros canais digitais são cada vez mais usados pelos empresários para fidelizar e alcançar novos clientes.

 

Sabe como aproveitar o software de venda nesta era digital? Explicamos em 6 passos

1. Tire partido dos e-mails: é uma solução barata e a mais eficaz para entrar em contacto com os seus clientes. Nos dias de hoje, o e-mail é o meio privilegiado de troca de correspondência. Além disso, permite ao empresário dar espaço ao cliente para que este responda quando tiver tempo livre. Pelo e-mail poderá enviar inquéritos de satisfação, mostrar-se disponível para o consumidor e dar a conhecer as novidades da loja.

 

2. Mantenha o contacto com o cliente: embora o telefone ainda seja o meio preferido da maioria dos vendedores para contactar os seus clientes, pode não ser a melhor escolha. Se ligar num momento inadequado, poderá causar má impressão. Por isso, o contacto telefónico é importante não para chamadas de avaliação da venda, por exemplo, mas sim para o envio de sms em ocasiões especiais, como o aniversário do seu cliente ou o lançamento de uma campanha de descontos.

 

3. Invista nas redes sociais: já fazem parte do dia-a-dia da maioria da população e há muito que deixaram de ser apenas um meio de convívio social. As redes sociais são importantes ferramentas de trabalho e devem ser exploradas para a comunicação de informações de relevo, como o lançamento de um novo produto ou a oferta de um desconto. A população passa cada vez mais tempo ligada às redes sociais, pelo que são um bom meio para fazer chegar rapidamente a mensagem ao cliente.

 

4. Premeie os clientes fiéis: quem compra no seu negócio, seja pela primeira vez ou de forma regular, deve ser beneficiado por isso e, sobretudo, deve sentir que tem privilégios por ser fidelizado. Ou seja, avise-o assim que chegarem novos produtos que são do seu interesse. E para conhecer os gostos de cada cliente, encontra no software de venda o maior aliado. Esta ferramenta é a base de dados que necessita para criar o histórico de cada cliente, as suas preferências, as suas compras e pesquisas, e assim adaptar as ofertas/ descontos a cada cliente.

 

5. Aposte na informação: além de oferecer os seus produtos ou serviços, invista também na comunicação da marca. O envio de newsletters, manuais ou outros materiais informativos com dicas e novidades sobre a área dos artigos vendidos são iniciativas que vão causar boa impressão.

 

6. Adapte o software de venda: uma ferramenta de gestão ERP é a melhor aliada nesta tarefa de fidelizar clientes. O software de venda possibilita que, de forma rápida e eficiente, aceda a todos os dados pessoais dos clientes, bem como ao seu percurso detalhado na sua empresa: histórico de compras, trocas realizadas, descontos que utilizou, produtos que reservou, etc. Esta solução traz benefícios para o pós-venda e para a delineação da estratégia de vendas e de marketing.

 

O investimento num software de venda é, por isso, uma opção a considerar por todos empresários, inclusive aqueles que detêm negócios mais pequenos. Antes de tomar uma decisão, consulte os especialistas em software de gestão

Dora Loureiro – Winsig

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