5_bons_motivos_para_usar_programa_relatorios

Há 5 bons motivos para usar um programa de relatórios

Perde horas e horas a preparar relatórios e sente que lhe sobra pouco tempo para se dedicar à sua atividade comercial? Provavelmente está a usar a ferramenta de emissão de relatórios errada ou ainda não passou para o outro nível de automatização de processos. Atualmente, o mercado dispõe de soluções que dispensam o uso de meios tradicionais, como o registo manual ou a comparação de dados em formato papel. A mais-valia? Com um ou poucos cliques tem acesso a toda a informação que necessita, emite automaticamente relatórios e ainda acede a análises e cruzamentos de dados.


Um programa de relatórios permite-lhe medir de forma fiável e segura as métricas da sua empresa. Isso desencadeia um ciclo de consequências positivas para o negócio: otimização de processos, acesso imediato ao volume de negócios, à capacidade de produção, ao desempenho financeiro, ao grau de satisfação do cliente, às vendas, lucros e custos, entre outras vantagens.

5 bons motivos para investir num programa de relatórios

1. Permite definir o benchmarking: este processo consiste na procura de melhores práticas de mercado, comparando o negócio com a concorrência e assim definir qual o caminho a seguir rumo ao êxito. Um programa de relatórios faz parte desse trabalho, já que lhe dá ferramentas para avaliar o desempenho da sua equipa. Por outro lado, as novas soluções de gestão possibilitam novos meios para conhecer o cliente e definir o seu perfil. Este é um ponto importante para direcionar as vendas, aplicar novas ideias ou desenvolver novos produtos.


2. Monitorizar e medir a capacidade de trabalho: a produção de relatórios sobre todo o ciclo de vendas dá ao gestor o conhecimento necessário para avaliar o desempenho da sua equipa e identificar os pontos em que esta pode melhorar. A mesma regra é válida para os colaboradores que, ao acompanharem a evolução dos seus contratos e angariações, têm uma visão integrada das suas tarefas e uma melhor perceção das suas falhas.


3. Uniformização de relatórios: o recurso a uma ferramenta de emissão de relatórios apresenta a mais-valia de gerar relatórios em conformidade com o que se pratica a nível nacional e internacional. Será muito útil para reuniões fora da empresa, em que seja necessário apresentar relatórios. Se todos seguem a mesma estrutura e regras, será mais fácil para os agentes externos analisarem a informação. Além de que estará a apresentar os dados de acordo com as conformidades exigidas por lei, evitando assim multas.


4. Melhoria do desempenho: se todos os elementos da empresa têm acesso a um programa de relatórios que disponibiliza em tempo real toda a informação sobre o desempenho do negócio, estão mais capazes de definir eixos estratégicos e de tomar as decisões importantes. Se as escolhas são acertadas, a produtividade e o lucro também aumentam.


5. Boa performance na comunicação: esta é uma das grandes vantagens do software de gestão e das ferramentas de emissão de relatórios. A comunicação entre todos os elementos da cadeia de negócio, desde a produção até à entrega ao cliente, torna-se mais simples, rápida e desburocratizada. Acabam-se as reuniões presenciais ou a espera pelo envio de informações. Com estas soluções, as equipas estão em permanente contacto, mesmo quando não estão na empresa.


Investir num programa de relatórios significa aumentar o desempenho do seu software de gestão e otimizar o seu negócio. O resultado? Clientes e colaboradores satisfeitos, que contribuem para melhores e mais vendas.

Contacte-nos!

Dora Loureiro – Winsig

FacebookTwitterGoogle+